Blog Projeto Bebê da Tati - www.projetobebedatati.blogspot.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sobre incompatibilidade sanguinea

Gente, tudo bem com vcs? 

Nós estamos ótimas, graças ao papai do céu! rsrs

Tive dando uma pesquisadinha sobre incompatibilidade sanguinea, pois eu e o marido somos de grupos sanguineos diferentes e me recordei que numa consulta o meu antigo médico havia me dito algo sobre isso, que embora não fosse preocupante, poderia ter alguma pequena intercorrência.

Como falou que não era muito importante eu continue a perguntar o que eu achava importante rsrs...mas agora estava fazendo as ultimas listinhas de compras, organizando-me pro chá da Milena e acabei lendo sobre isso no site Guia do Bebê

É interessante dar uma conferidinha. 

Para registro, entre os papais da Mileninha a conclusão foi esta:

Tabela de Incompatibilidade Sanguínea para Gestantes

Veja que tipo de conduta a gestante deverá ter de acordo incompatibilidade sanguínea, se houver.

Escolha o tipo de sangue da mãe e do pai, depois clique o botão "Conduta na Gravidez" e aguarde o resultado que aparecerá abaixo desse botão.
O Positivo
AB positivo
Trata-se de incompatibilidade do sistema ABO: quando a mãe é do tipo sanguíneo O e o pai do tipo A, B ou AB. É a forma mais comum de incompatibilidade sanguínea na gestação, acometendo cerca de 40-50% dos filhos desta gravidez. Felizmente, esta incompatibilidade sanguínea é branda, pouco acometendo o feto. Isto ocorre porque os anticorpos que atacam as hemácias (células vermelhas do sangue) fetais são do tipo IgM – moléculas grandes, que têm dificuldade de atravessar a membrana placentária. Raramente estes casos determinam anemia fetal ou neonatal e por isto não precisam ser monitorados na gravidez. Pelo geral, apenas banhos de sol neonatal são necessários. Os casos mais graves, cerca de 5% deles, cursam com icterícia neonatal (recém-nascido fica com a pele amarelada) e são facilmente tratados por fototerapia neonatal. Esta alteração pode vir a acometer gestações futuras, mas raramente é progressiva e nenhum cuidado adicional deve ser feito.
Fonte: Dr. Antonio Rodrigues Braga Neto para o Guia do Bebê.

Achei bem interessante. 

#ficaadica

Um bjão bem carinhoso para todas, em especial para as mais novas futuras mamães que estão apontando na blogosfera (ficamos "mega feliz" com estes últimos positivos!!!!)

Tati e Milena